O que é ser um Conservador?
O conservador é guiado por um forte senso de certo e errado, que são conceitos absolutos. Não há espaço para o relativismo moral: para o conservador, o fim jamais justifica os meios.
O conservador acredita que a mudança é um meio necessário para a conservação e aprimoramento da ordem social.
Mas nem toda a mudança é para melhor. Mudanças precipitadas podem destruir a ordem social. O conservador adota a prudência diante das mudanças radicais, buscando entender suas consequências futuras acima de seus efeitos superficiais imediatos.
O conservador entende que os costumes e convenções, herdados das gerações passadas, passaram pelo teste do tempo: são o resultado de séculos de tentativa, reflexão e sacrifício. Por isso, devem balizar as mudanças na sociedade.
O conservador tem afeição pela diversidade da existência humana, em oposição à uniformidade e ao igualitarismo dos sistema radicais. Os conservadores não procuram forçar a uniformidade sobre a humanidade.
O conservador afirma a igualdade perante Deus e os tribunais. Qualquer outra tentativa de nivelamento leva à estagnação social ou a novas formas de desigualdades pelas mãos de tiranos.
Deus, Família e a Pátria são pilares fundamentais nos ideais conservadores, os princípios éticos e morais, a observância de leis justas feitas para o bem estar de todos.
Sendo o homem imperfeito, nenhuma ordem social perfeita jamais poderá ser criada. Buscar uma utopia é terminar em desastre. O que podemos esperar é uma sociedade razoavelmente ordenada, justa e livre. Através de reformas prudentes, podemos preservar e aperfeiçoar a ordem social.
Ganhar e gastar não são os objetivos principais da existência humana, mas sim a construção de uma base econômica sólida para as pessoas, as famílias e a comunidade. Redistribuição de riquezas, através de taxas e outros meios, não é sinônimo de progresso econômico.
Liberdade e propriedade privada estão intrinsecamente ligadas. Sem a propriedade privada, o poder do Estado sobre os indivíduos é incontrolável.
A meritocracia aliada a oportunidade igual para todos, o trabalho como direito e honra
O conservador é movido por um desejo de descentralização do poder, menor interferência governamental e maior liberdade individual.
Veja:
Roger Scruton, o filósofo conservador mais proeminente da atualidade, e um convidado do IPA da Austrália, discutem as atitudes de intolerância e contra a liberdade de expressão por parte da esquerda, ao mesmo tempo em que definem o que afinal é ser um conservador. Esta entrevista se deu no The Bolt Report, no Canal Dez da Austrália, em 11 de Maio de 2014, em ocasião do lançamento do livro "How To Be a Conservative"
Recomendo a leitura de uma versão condensada do livro The Conservative Mind, produzida pelo Alabama Policy Institute.
VEJA TAMBÉM !!!!
- Porque o Socialismo é um erro!
- Karl Marx, o pai do Comunismo. O homem que queria se vingar contra Deus- Karl Marx, Satanista confesso
- A verdadeira doutrina defendida por Karl Marx
- O holocausto ucraniano e a história que os esquerdistas ocultam das escolas
- Gulags: os mortíferos campos de trabalho forçado soviéticos
- Gabeira afirma: "A nossa luta na verdade era para implantar uma Ditadura"
- Gulags: os mortíferos campos de trabalho forçado soviéticos
- Gabeira afirma: "A nossa luta na verdade era para implantar uma Ditadura"
Nenhum comentário:
Postar um comentário